GISELE TAMAMAR
A queda no ritmo das vendas de imóveis e a necessidade de reduzir o estoque levaram as construtoras a anunciarem descontos de até R$ 10 mil para atrair compradores. MRV, Tenda e Even divulgaram campanhas promocionais que podem ser uma opção para quem está em busca da casa própria. Há ofertas de imóveis residenciais já prontos ou ainda em construção, além de unidades comerciais.
O coordenador do curso de Gestão de Negócios Imobiliários da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Sérgio Santos, explica que a promoção é motivada, principalmente, por duas situações. A primeira é vencer a concorrência. A segunda está relacionada à queda na demanda e a necessidade de reduzir o estoque.
A expectativa é que o mercado retome o crescimento em 2012, já que o ano passado não foi tão bom quanto períodos anteriores. As vendas de imóveis na cidade de São Paulo caíram 21,1% em 2011 ante 2010, uma queda de 35,9 mil para 28,3 mil unidades, o mesmo patamar de 2006. “Acredito que o cenário atual demonstra as duas situações, o que pode ser uma boa oportunidade para o consumidor fazer um melhor negócio e conseguir benefícios”, afirma Santos.
“É uma estratégia de cada empresa. A dica para o consumidor é pesquisar sempre e caso ele encontre alguma vantagem pode ser uma boa compra”, diz o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Claudio Bernardes.
As empresas, porém, não divulgaram o preço do imóvel anterior ao desconto, o que permitiria a comparação pelo comprador.
Para o sócio da Consult Imóveis, Eduardo Coelho, a maioria das unidades em oferta está no estoque e não foi vendida na época do lançamento. “Não são mais lançamentos, mas isso não diminui a qualidade do imóvel. Três, quatro unidades que sobraram não justificam grandes gastos com publicidade. É mais vantajoso rebaixar um pouco o preço e fazer uma ação comum”, afirma Coelho.
O Feirão Corta Tudo MRV vai até o dia 31. O cliente que assinar o contrato particular de promessa de compra e venda terá um desconto de até R$ 3 mil no valor do imóvel. Outra opção é ter parte do valor pago na entrada, no limite de R$ 2 mil, revertido em desconto no valor da venda.
Em nota, a MRV informa que os cortes de preços escolhidos para a campanha focam o público da construtora, composto em sua maioria por jovens de até 35 anos, com renda mensal de até R$ 5 mil e que estão em busca do primeiro imóvel. Um dos empreendimentos da campanha é o Parque Saint Arthur, no Campo Limpo, zona sul da capital. O prédio tem unidades com um ou dois dormitórios.
A campanha Super Chance Tenda anuncia descontos de até R$ 10 mil. Já a Even programa uma ação no domingo chamada Even Day. A empresa vai ofertar mais de mil imóveis residenciais e comerciais com descontos de até 36%. A ação será na Rua Hungria, 1.400, 2º andar, em Pinheiros, das 7h às 23h.
Financiamentos
Apesar de os juros básicos da economia (Selic) estarem em trajetória de queda- atualmente são de 9,75% ao ano -, as taxas dos financiamentos imobiliários permanecem estáveis. Na média, o juro para transações pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) é de 9%. Há uma tendência de redução devido ao recuo da Selic. “A queda da Selic reflete em todos os setores, mas isso não é do dia para a noite. Por isso, quem pesquisou bastante e encontrou o imóvel adequado, a recomendação é comprar agora”, aconselha Coelho.
Fonte:Estadão on line.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao fazer comentário clique na opção conta do google ou anônimo para realizar o comentário