Com a concorrência para vender imóveis em São Paulo, num mercado super aquecido, imobiliárias e construtoras passaram a aprimorar as ferramentas de vendas. Investiram na propaganda virtual e os corretores saíram para as ruas em busca dos futuros compradores.
imprimir Campo Limpo, periferia de São Paulo. A van estaciona na principal avenida do bairro, e rapidamente os corretores começam a pescar os clientes.
A mobilidade é a mais nova estratégia da imobiliária. Nas quinze vans que circulam por São Paulo, já foram vendidos 500 apartamentos nos últimos meses. “Quando a gente vai para a rua, a gente pega de fato o público alvo. O cliente está carente dessa informação de que ele pode comprar um apartamento com a renda que ele tem”, afirma Ronaldo Santoro, diretor de vendas da imobiliária Habitcasa.
A vendedora Carla de Castro Silva gostou da novidade no atendimento. “É mais prático, você já está aqui, já pergunta, em vez de gastar seu tempo indo lá”, diz. E este é apenas um dos métodos que imobiliárias e construtoras estão utilizando. Para conquistar clientes, as empresas passaram a ocupar vários espaços com muita criatividade.
Das ruas para a internet, uma construtora montou um departamento especializado em redes sociais pra divulgar os empreendimentos. As vendas originadas pela internet subiram de 8%, em 2001 para 35% este ano.
“Não há mais necessidade muitas vezes de vir ao ponto de venda pra obter informações do empreendimento, ele tem todas as informações pelo conteúdo disponível na internet”, diz Romeo Busarello, diretor de ambientes digitais da Tecnisa.
E foi a propaganda virtual, na palma da mão, que seduziu o advogado Endrigo Rampaso. “A praticidade disso é muito interessante. Você tem acesso à planta, você tem acesso ao decorado”, diz.
Só depois de fechar o negócio é que ele foi ver a região onde o apartamento será construído. “Estou bem satisfeito. Espero que a região valorize, que o empreendimento saia e seja como eu vi no telefone”.
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