sábado, 5 de novembro de 2011

Imóveis rendem menos do que mercado financeiro

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC

Os investidores do mercado imobiliário que compraram apartamentos para alugar tiveram a menor taxa de retorno dos últimos quatro anos na Capital. O percentual médio foi 0,53%. Esse é o retorno que o investidor tem sobre o valor de mercado do imóvel. E desta maneira, o mercado financeiro se saiu mais rentável para quem investiu.

O resultado foi divulgado hoje pelo índice de preços imobiliário da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Fipezap. A série histórica do indicador teve início em janeiro de 2008.

Os apartamentos de alto padrão, com três ou quatro dormitórios, registraram os menores percentuais, ambos com acréscimo de 0,49%.

As unidades mais demandas na Grande São Paulo, os dois dormitórios, geraram rendimento médio mensal para os investidores de 0,53%. E os alugueis dos menores, com um quarto, garantiram 0,58%.

Com o resultado, os investidores que procurarem o mercado financeiro terão melhores oportunidades investindo o mesmo valor do imóvel para garantir o rendimento mensal.

O professor finanças pessoas da Fundação Getulio Vargas Fábio Gallo Garcia destacou que a Caderneta de Poupança, mais conservadora do mercado financeiro, apresenta em média retorno de 0,6% ao mês, acima do resultado do setor imobiliário. "No ano passado, no ano, deu 6,9%", completou.

"Se você considerar, de modo geral, que com imóveis você terá que pagar várias taxinhas, e pode arcar com aluguel não pago, ou alguma coisa que estava por conta do inquilino e sobrou para você, no fim das contas o retorno do imóvel fica mais diluído", avaliou Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao fazer comentário clique na opção conta do google ou anônimo para realizar o comentário