O mercado imobiliário cearense tem animado os investidores e assustado alguns consumidores. O motivo é o valor médio dos imóveis na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): R$ 210 mil, segundo informações do presidente da Rede Imobiliária Cearense (RIC), Sílvio Oliveira. "Isso é a demanda maior que a oferta, não tem jeito. Se há muita gente procurando moradia, o preço vai subir. Existem áreas, como o Meireles, onde não tem mais como construir".
E o crescimento é mesmo alto. Oliveira diz que, entre os anos de 2009 e 2010, o incremento no número de unidades vendidas em Fortaleza foi de 44,5%, sendo que o salto no montante chegou a cerca de 70% no mesmo período. A expectativa para 2011 continua positiva. "Vamos crescer não menos que 30%", aposta.
Um dos motivos para que isso se realize é a mudança no perfil do cliente da Capital. Agora, os mutuários têm mais poder de barganha, alto conhecimento da realidade do mercado e são munidos de facilidades, como os financiamentos. A hora é de apostar mais na compra, e menos no aluguel. "É possível adquirir um imóvel a partir de R$ 200,00 mensais", ressalta o presidente da RIC.
Alinhamento
Além do aumento do lucro evidente, outra razão para o empresariado comemorar é alinhamento do mercado cearense com o nacional. "Nós crescemos, comparativamente, no mesmo patamar que o País. Já representamos 2% do faturamento brasileiro", confirma. Contudo, ele diz também que para garantir o sucesso dessas vendas as empresas precisam se profissionalizar e ter mais sensibilidade da dinâmica desse negócio que deve ser de concorrência sustentável. "Nós trabalhamos numa espécie de aliança de negócios, propondo uma força de vendas compartilhada, muito mais abrangente e agressiva, do que a venda individualizada. Esse é o caminho, o futuro", diz.
Para Oliveira, foi a adoção de práticas como essa, que permitiram que hoje a RIC tivesse 20% de participação no mercado imobiliário local.
Outras ações foram discutidas ontem durante o Encontro das Maiores e Melhores Redes de Imóveis do Brasil, que aconteceu no Hotel Gran Marquise.
O evento contou com a participação de 13 imobiliárias cearenses associadas e mais 15 associações de outros estados, que agrupam outras empresas. Ao todo, a Rede conta com mais de 100 empresas em todo o País.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao fazer comentário clique na opção conta do google ou anônimo para realizar o comentário