Projeto do Monotrilho que passa por São Bernardo do Campo nem está pronto, só em junho a empresa que vai elaborar estes estudos será escolhida, as obras devem ter a primeira fase concluída só em 2012 e não serão inauguradas por completo, o Governo do Estado de São Paulo não sabe quantos imóveis devem ser desapropriados, mas a propaganda está pronto e até um desenho feito em computador foi divulgado no site da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Monotrilho do ABC vai custar mais de R$ 3 bilhões
E as obras só vão sair do papel no final de 2012
ADAMO BAZANI – CBN
Uma das grandes propagandas para a mobilidade urbana na região do ABC Paulista, o monotrilho previsto para ligar o Alvarenga, bairro de São Bernardo do Campo, até a Estação Tamanduateí, do Metrô, na Capital Paulista, só deve sair do papel no final de 2012 e ao custo de R$ 3,6 bilhões, isso se não houver atrasos por conta do tamanho da obra e aditivos financeiros.
O edital para a empresa que ainda vai elaborar o projeto, alardeado pelo Governo do Estado de São Paulo e pelas prefeituras do ABC, só deve ser publicado em junho.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo confirmou a necessidade de várias desapropriações, mas ainda não tem a noção de quantos imóveis serão demolidos para a construção da estrutura do monotrilho.
O Governo Federal liberou R$ 27,6 milhões só para o projeto básico ser elaborado. Só estudos e papelada, devido ao grande impacto ambiental e urbanístico que um monotrilho provoca, necessitando de mais aprofundamentos para as análises do que pode ou não ser feito.
Como é de costume, a obra não irá ser entregue por completo, segundo admite o próprio Governo do Estado de São Paulo.
No final de 2012, não havendo nenhum problema na execução das obras, só ficará pronto o trecho entre o Metrô Tamanduateí e o centro de São Bernardo do Campo. Do centro da cidade do ABC Paulista ao bairro do Alvarenga ainda não há previsão concreta.
O Monotrilho deve atender inicialmente 200 mil pessoas por dia, um número considerado baixo para o que vai ser investido.
O traçado em São Bernardo do Campo também levantou algumas discussões. Ao sair da estação do Metrô, a estrutura do monotrilho passará pela Avenida Presidente Wilson, Avenida Guido Aliberti, Lauro Gomes e depois vai fazer exatamente o mesmo itinerário dos ônibus e trolebus da Metra, no corredor ABD.
Haverá, portanto, uma sobreposição de itinerários, com oferta de serviços nesta região. Parte dessa sobreposição se explica pelo fato de, considerando suas características técnicas, o monotrilho não pode servir outras áreas com carência nos transportes.
O Monotrilho ABC deve ter 19 estações no seu trajeto.
Adamo Bazani, jornalista da CBN, setorista de transportes
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