Revitalização da região do São Vito
deve ser concluída até 2016
Maior parte do orçamento da obra será destinada para contruções de novos túneis
Luciana Sarmento, do R7.
Um boulevard vai ligar as unidades do Sesc e do Senac ao mercado municipal
...A Prefeitura de São Paulo afirmou, nesta quarta-feira (4), que pretende começar a tocar a revitalização da região do Parque Dom Pedro II já neste ano.
A proposta do projeto é reintegrar a área verde ao entorno, melhorar o sistema viário e ocupar com equipamentos de educação e serviço os espaços que antes pertenciam aos prédios São Vito e Mercúrio.
A primeira fase será concluída até 2013 e prevê a demolição do viaduto Diário Popular e a construção de um pontilhão (acesso) sobre o rio Tamanduateí, que interligará os bairros do Pari e Brás ao centro da cidade e ao terminal de ônibus do Parque Dom Pedro.
O edital de licitação para a obra de construção do pontilhão está sendo elaborado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras e já em fase final. Segundo a pasta, a previsão é que o acesso esteja pronto no primeiro semestre de 2012.
Na parte oeste, vizinha ao terminal de ônibus, o projeto de reurbanização propõe a construção de um centro de compras e um estacionamento público. O prefeito explicou que estas obras vão dinamismo ao eixo comercial da rua 25 de março, entre a ladeira General Carneiro e a avenida Rangel Pestana.
- Teremos um shopping popular, voltado para os micro e pequeno comerciantes. Estamos combatendo com muita determinação aqueles que fazem o comércio ilegal de mercadorias.
Já no eixo norte, no espaço que era ocupado pelos edifícios São Vito e Mercúrio, a Prefeitura de São Paulo serão instaladas uma unidade do Sesc e outra do Senac. Segundo Kassab, que assinou nesta quarta-feira um protocolo de intenções com o presidente do Sesc e do Senac de São Paulo, Abram Szajman, esses equipamentos estarão interligados ao Mercado Municipal por um boulevard.
Prefeitura divulgará revitalização na quarta
...O projeto de revitalização custará 1,5 bilhão aos cofres públicos e deve terminar só em 2016, após a gestão do prefeito Gilberto Kassab. Para ele, a mudança de administração não deve retardar ou cancelar os projetos de recuperação da área do antigo São Vito.
- Não tem sentido que uma administração futura não dê sequencia [ao projeto de revitalização]. É um projeto da cidade e não de gestão.
A maior parte do orçamento (R$ 1,1 bilhão) previsto será destinada à construção de dois túneis subterrâneos próximos às margens do rio Tamanduateí. Segundo o prefeito, a ideia é melhorar o trânsito na região da avenida dos Estados.
Projeto habitacional
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, a revitalização da região prevê um projeto habitacional, que seria construído na continuidade da rua 25 de Março.
- Nós identificamos a possibilidade de você ter comércio intenso nos térreos, como é de sua característica, mas os edifícios serem de uso misto, e portanto, residenciais nos pavimentos superiores. Mas isso é uma coisa que vai ser construída. Como essas áreas são privadas, o ideal é que consigamos implementar essas novas edificações intensificando o uso da região, mas com a participação dos atuais proprietários de imóveis, sem ter a necessidade de desapropriação.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao fazer comentário clique na opção conta do google ou anônimo para realizar o comentário