domingo, 21 de novembro de 2010

Corretor on-line atrai investimento de fundo

Valor Econômico, Carolina Mandl, 19/nov


Não é apenas a construção que está atraindo os fundos de investimento em participações ao setor imobiliário. Serviços relacionados à compra de imóveis também estão no radar dos investidores. O fundo HorizonTI, gerido pela Confrapar, colocará até R$ 6 milhões para ter uma participação de cerca de 40% no Canal do Crédito, um recém-lançado site que se propõe a fazer a busca pela melhor oferta de crédito imobiliário para quem está em busca da casa própria.

"O site atraiu o fundo por oferecer um serviço que é bastante comum no exterior, mas que ainda é novidade no Brasil", afirma Carlos Eduardo Guillaume, sócio-diretor da Confrapar, justificando o investimento na empresa "star-up", como são conhecidas as companhias recém-criadas. Diante da grande oferta de crédito imobiliário, existe em países como Estado Unidos e Inglaterra a figura do "corretor" de financiamento imobiliário.

A ideia de lançamento do site partiu de Marcelo Prata, que por mais de uma década trabalhou com crédito imobiliário, tanto na parte de vendas quanto de consultoria e cobrança. "Percebi ao longo do tempo que as pessoas tinham muitas dúvidas na hora de fechar um financiamento, por isso decidi abrir um negócio que pudesse tornar o processo mais fácil", diz.

O site se propõe a encontrar a melhor alternativa de financiamento para quem quer comprar a casa própria, tanto em termos de taxas quanto de prazos. Na outra ponta, o site extrai sua receita a partir de uma comissão paga pelo banco com quem o cliente fechar o empréstimo.

Por enquanto, os internautas ainda não conseguem visualizar na tela as diversas ofertas de crédito imobiliário. A cotação, feita até agora como de forma mais experimental, pelos funcionários do site. As instituições que trabalham em parceria com o Canal do Crédito também não foram divulgadas por Prata. A ideia é que em breve o cliente possa enxergar online todas as propostas.

Neste ano, o fundo investirá R$ 2 milhões no projeto, sendo que os demais R$ 4 milhões serão aportados ao longo dos próximos três anos, conforme o site cumprir as metas de desempenho acordadas entre os investidores e os sócios do Canal do Crédito. Os recursos serão investidos principalmente em tecnologia e marketing, segundo Guillaume.

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