terça-feira, 3 de agosto de 2010

É possível negociar valor do aluguel apesar do mercado aquecido, diz advogadaEmanuela Veneri.

O aquecimento do mercado imobiliário vem elevando o valor dos aluguéis, principalmente nas grandes cidades, mas, com negociação e bom senso, proprietário e inquilino podem chegar a um acordo para evitar a alta no valor mensal, afirma Emanuela Veneri, advogada especialista na área e sócia-diretora da Arbimóvel, consultoria especializada na solução de conflitos imobiliários.

“Ao fim do contrato, normalmente de três anos, o valor do aluguel pode ser revisto, mas a meu ver está acontecendo certo exagero por parte dos proprietários por causa do mercado aquecido”, afirma.

A advogada afirma que o mercado aquecido pode ser um incentivo para que os proprietários queiram renegociar e aumentar o valor do aluguel, mas o bom senso deve prevalecer. “Não há nada pior para o dono do imóvel do que ter um inquilino inadimplente, então às vezes a melhor solução é chegar a um acordo sobre um aumento menor no valor para manter um inquilino conhecido e bom pagador”, afirma Emanuela.

Ao mesmo tempo o inquilino também deve fazer uma avaliação que a advogada chama de “macro”, caso o proprietário queira rever para cima o valor do aluguel. “Não é só o valor que deve contar. Às vezes se mudar para mais longe do trabalho acaba saindo mais caro do que pagar aceitar a alta no aluguel”, avalia.

Conhecer o mercado é uma ferramenta importante para a negociação, segundo Emanuela.

“É importante saber o valor dos aluguéis dos imóveis no mesmo bairro que o seu, o valor do condomínio e a estrutura que os edifícios oferecem, para avaliar se o aumento no aluguel está ou não de acordo com o mercado”, diz a advogada.

Fonte Portal Ig.