A posse da escritura é algo que preocupa bastante a todos que compram um imóvel. Com toda a razão, já que a escritura definitiva é parte importantíssima para se garantir o imóvel.
Mas existem algumas etapas pelas quais a escritura tem que passar antes de ser outorgada, ou seja, antes da escritura ser aprovada e registrada no cartório onde estiver matriculado o imóvel.
- A unidade precisa estar paga integralmente
- O habite-se tem que ter sido expedido e averbado na matrícula do imóvel.
- A baixa da hipoteca deve ser averbada no Cartório de Registro de Imóveis
Vale lembrar também que a Brookfield não fornece a escritura definitiva para terceiros. Ou seja, a escritura só será liberada para o proprietário que tiver o nome no banco de dados da incorporadora. Se o cliente estiver negociando o seu imóvel com terceiros, terá que ser feita uma escritura de compra e venda com cessão e transferência, com a cobrança de um ITBI (link para post anterior).
A Brookfield Incorporações, para facilitar o processo, indica alguns Cartórios de Tabelião de Notas, que já possuem a documentação necessária para a lavratura da Escritura Definitiva. Para saber quais são esses cartórios, basta entrar em contato com o departamento de Relacionamento a Clientes – 0800-7700877.
O valor pago entre impostos e despesas com cartório é de aproximadamente 5% o valor de compra e venda, dependendo do município. O cartório que faz esse cálculo.
A Brookfield Incorporações te ajuda a descomplicar o mercado imobiliário de um jeito rápido e fácil.
Postado por Brookfield Incorporações às 10:28