DCI, 05/ago
Com a expectativa de intensificar os lançamentos no segundo semestre, a Gafisa reiterou a meta de lançar entre R$ 4 bilhões e R$ 5 bilhões em 2010, após efetuar R$ 1,7 bilhões entre os meses de janeiro e julho, que representou um aumento de 118% em relação ao mesmo período do ano passado. "A divisão de lançamentos durante o ano para Gafisa está em 40% e 60% em cada semestre, e em 30% e 70% para Tenda. Temos um pipeline de projetos suficiente para garantir a meta estipulada para o ano", explicou Wilson Amaral, diretor presidente da Gafisa, durante a teleconferência de resultados da companhia.
A expectativa da empresa é de que o segmento voltado para a baixa renda, representado pela Tenda, alcance a participação de 45% e 50% do total de lançamentos no acumulado do ano. Até o primeiro semestre, a participação da companhia alcançou 29%, contra 49% de Gafisa e 22% da Alphaville. "Esperamos acelerar os lançamentos no segundo trimestre com a sólida consolidação da Tenda", reforçou o executivo.
Até junho, a companhia totaliza um estoque de terrenos avaliado em R$ 15,8 bilhões, formado por 198 projetos em 21 estados. Deste total, 48% será destinado à Gafisa, 27% à Alphaville e 25% à Tenda. O acréscimo de terrenos até o final de junho foi de R$ 121 milhões.
Para melhorar o desempenho operacional da Tenda, a companhia investiu no aumento da padronização do processo construtivo, com a utilização de fôrmas de alumínio, que reduziu o custo de construção da companhia em 1/3. Também concluiu a implementação do SAP em junho, para aumentar a integração dos processos da empresa e diluir custos.
No segundo trimestre, a companhia alcançou lucro de R$ 97,2 milhões, alta de 68,4% em relação ao mesmo período de 2009. No mesmo período, a receita líquida teve alta de 31,4%, para R$ 927,442 milhões, enquanto o resultado operacional medido pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) avançou 65,3%, chegando a R$ 183,97 milhões, em valores ajustados.
Entre abril e junho, as vendas contratadas da incorporadora atingiram R$ 889,761 milhões, com crescimento de 6,5% na comparação trimestral. No acumulado do semestre, as vendas aumentaram 25%, totalizando R$ 1,747 bilhões.