terça-feira, 20 de julho de 2010

Faltam imóveis comerciais na Av. Faria Lima.

Os preços falam por si. O aluguel de imóveis no principal centro financeiro de São Paulo já custa mais do que em Nova York ou FrankfurtJoão Sandrini, de EXAME.com 16/07/2010 | 09:11




+ Todas as notícias de Imóveis Com 260 bilhões de dólares sob administração, a Aberdeen é a maior gestora de recursos do Reino Unido. No final do ano passado, a empresa decidiu montar um escritório no Brasil para acompanhar mais de perto como são investidos os mais de 3 bilhões de dólares que aplicou no país e também para captar clientes locais. Desde que chegou ao Brasil em outubro, Nick Robinson, o executivo da Aberdeen responsável por chefiar a operação local, procura um imóvel de cerca de 200 metros quadrados na avenida Brigadeiro Faria Lima, que abriga a sede da maioria dos bancos de investimento, gestoras de recursos e escritórios de advocacia ligados ao mundo das finanças. O imóvel ideal não foge muito ao padrão: deve ter uma área de recepção de visitantes, uma sala de reuniões para os analistas, uma sala de reuniões com clientes e um local de trabalho para uma equipe de sete executivos financeiros. Até o momento, no entanto, a busca foi em vão. A Aberdeen está instalada na av. Faria Lima, mas em um escritório provisório de cerca de 50 metros quadrados, que lhe custa 10.000 reais por mês. Desanimado com a falta de opções, Robinson chegou a cogitar o aluguel de um imóvel na av. Paulista, mas desistiu e decidiu esperar mais por algo na Faria Lima mesmo.

A Aberdeen está longe de ser a única empresa com dificuldades em se instalar no principal centro financeiro brasileiro. Os escritórios de alto padrão localizados na av. Faria Lima têm a menor taxa de vacância da cidade de São Paulo (só 0,8%), segundo pesquisa da Colliers Internacional, uma das maiores consultorias do mundo na área imobiliária. Sem novos lançamentos nos últimos dois anos, só é possível encontrar um imóvel na avenida quando alguém decide sair. O resultado disso são filas de espera e, claro, alta dos preços. Os aluguéis cobrados em toda a cidade já são naturalmente elevados. Segundo a Colliers, São Paulo tinha ao final de 2009 o décimo aluguel mais alto do mundo para escritórios de alto padrão, superando dois dos principais centros financeiros mundiais: Nova York e Frankfurt (veja o ranking abaixo).



Cidade Preço do aluguel por metro quadrado em dezembro (em US$ por mês)
Hong Kong 161,14
Londres - West End 139,43
Tóquio 101,24
Londres - City 99,46
Rio de Janeiro 95,62
Londres - Southbank 83,48
Paris 83,19
Moscou 77,55
Dubai 75,84
São Paulo 73,31
Londres - Docklands 72,82
Milão 66,56
Perth 66,34
Nova York - Midtown 62,37
Bristol 61,28
Frankfurt 60,7
Fonte: Pesquisa Global Office Real Estate Review, da consultoria Colliers



Os preços mostram que a falta de escritórios de alto padrão é generalizada na cidade de São Paulo (veja abaixo as cidade com menores taxas de vacância no mundo). O problema, no entanto, é mais grave na av. Faria Lima porque todo mundo quer estar lá. "A região é uma vitrine para os fundos e bancos de investimento globais", diz Mariana Hanania, gerente de pesquisa de mercado para América do Sul da consultoria Cushman & Wakefield. "Essas instituições financeiras só vêm para o Brasil se puderem se instalar na Faria Lima." Entre os diferenciais da avenida, estão a qualidade dos empreendimentos - muito superior à média de São Paulo - e a proximidade da maioria dos agentes importantes do mercado financeiro - uma das poucas exceções é a BM&FBovespa, que permanece na região central da cidade.

Cidade Taxa de vacância em dezembro (em %)
Rio de Janeiro 0,6
Regina 1,1
Abu Dhabi 2
Genebra 3
Zurique 4
Seul 4,3
Santiago 4,7
Brisbane 4,8
São Paulo 4,9
Viena 5
Fonte: Pesquisa Global Office Real Estate Review, da consultoria Colliers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao fazer comentário clique na opção conta do google ou anônimo para realizar o comentário