terça-feira, 20 de julho de 2010

Informações gerais importantes.

Principal
O que é incorporadora?
Pessoa/empresa que contrata a construção de imóveis (apartamentos ou casas) em sistema de condomínio e os vende em prestações antes mesmo de estarem prontos, comprometendo-se por contrato a entregá-los dentro de prazo e condições determinados.

O que é construtora?
Empresa responsável pela construção de determinado empreendimento.

Quais são os diferenciais da AGRE?
Em dezembro de 1996, três fundadores deram início à história da AGRE, já sabendo muito bem o que queriam: perpetuar uma empresa com a essência de,
acima de tudo, formar pessoas e valorizar o patrimônio humano.
Referência em arquitetura e símbolo do amor de um homem por uma mulher, o palácio Taj Mahal, localizado na cidade de AGRE, na Índia, serviu de inspiração para
a escolha do nome da empresa.
Nesses 12 anos de história, alguns números determinam o sucesso e a grandeza da companhia: Mais de 70 empreendimentos lançados, somando quase 18.000 unidades
e mais de 5.000 unidades entregues em mais de 1 milhão de metros quadrados construídos com a qualidade e excelência dos produtos AGRE.
Atualmente, a AGRE conta com aproximadamente 200 colaboradores diretos, além dos mais de 10 mil trabalhadores indiretos, inclusive nos canteiros de obras que somam
quase 2 milhões de metros quadrados em construção. Os 14 mil clientes são motivo de orgulho para a AGRE, que busca constantemente a qualidade no atendimento e relacionamento com cada um.
Desde sua fundação, 12 prêmios foram conquistados, entre os principais do Mercado Imobiliário e em Gestão de Pessoas.
E muitos outros deverão surgir.
Abertura de capital em 2007 destaca-se pela solidez financeira, transparência e governança corporativa. Importantes aquisições e fusões deram origem
à AGRE Gerenciadora, que administra todas as obras e prioriza qualidade, segurança e custo; a AGRE Loteadora, responsável pelo planejamento, implantação e
administração de empreendimentos urbanos residenciais, comerciais e industriais; e a ASA Incorporadora, empresa da AGRE para o segmento econômico.
O amor ao Brasil faz parte da essência da AGRE. Brasil, esse país com tantos problemas que a deixa indignada, mas orgulhosa de ser brasileira. Tantos contrastes,
tantas culturas, tantas riquezas que fazem a AGRE ser otimista e saber que vale a pena acreditar no Brasil.
O sonho de formar pessoas já é uma realidade. O sonho de mudar o país concretiza-se a partir do momento em que cada um faz a sua parte.
- Manter seu foco exclusivo nas atividades de incorporação imobiliária. A AGRE acredita que seu foco voltado para as atividades de incorporação imobiliária contribui, entre outras coisas, para o uso intensivo e otimizado do seu capital, complementando seu expertise e lhe dando maior flexibilidade para sua expansão e diversificação de segmentos, proporcionando uma resposta mais ágil às boas oportunidades de negócios. Por meio desse seu foco, a Companhia pretende alcançar principalmente os seguintes objetivos:
- Atendimento rápido e eficiente da demanda do mercado imobiliário. A AGRE acredita que o aumento na disponibilidade de recursos para financiamento residencial, a queda nas taxas de juros, a recomposição do poder de compra pela queda dos níveis inflacionários, o crescimento populacional, o desenvolvimento de novos pólos econômicos e a redução do desemprego no Brasil representam uma oportunidade única para ampliar suas atividades de incorporação residencial. A Companhia acredita que, em linha com a sua cultura empreendedora, seu foco em atividades de incorporação proporciona a flexibilidade necessária para o pronto atendimento dessa demanda. Em especial, a AGRE pretende aumentar a sua participação no segmento residencial de empreendimentos voltados às classes alta, média-alta e média e expandir sua participação no segmento residencial de empreendimentos voltados à classe média-baixa, onde acredita existir um aumento na demanda sem prejuízo de suas margens;
- Crescimento, expansão geográfica e diversificação de produtos. A AGRE pretende crescer, inclusive expandindo seus negócios para outras regiões metropolitanas do Brasil e outros segmentos de negócios que, após a realização de ampla pesquisa de mercado, apresentem características de incorporação imobiliária compatíveis com as suas metas de rentabilidade. A Companhia utilizará parcela dos recursos da Oferta para acelerar seu crescimento e expandir geograficamente por meio de um significativo incremento em seu landbank. A AGRE acredita que sua comprovada experiência em operações estruturadas para aquisição de terrenos em áreas menos evidentes e/ou estrategicamente com potencial de maior rentabilidade contribuirá para a eficiente ampliação de seu landbank. A Companhia também planeja implementar essa estratégia mediante o fortalecimento de suas atuais parcerias, podendo aumentar sua participação em alguns empreendimentos, bem como compor novas parcerias com incorporadores e construtores que acredita-se estarem mais bem capacitados para lhe auxiliar na implementação dessa estratégia. Para tanto, a AGRE entende que seu foco nas atividades de incorporação proporciona maior flexibilidade na composição de parcerias com incorporadores e construtores quando da originação e implementação de cada empreendimento imobiliário, observadas as necessidades da localização do empreendimento. Com isso, a AGRE acredita ser possível também ampliar sua carteira de negócios e simultaneamente alcançar uma maior diversificação de seus produtos.
- Otimizar sua estrutura de capital. A atividade imobiliária depende substancialmente de linhas de financiamento, tanto para cobertura de custos de produção quanto para a concessão de financiamento aos clientes no longo prazo. A estratégia financeira da AGRE objetiva a continuidade da otimização de sua estrutura de capital. A administração de seu fluxo de caixa tem demonstrado sua forte preferência pela liquidez, que planeja continuar implementando inclusive mediante a sua política de venda de recebíveis. A Companhia pretende manter sua disciplina organizacional de avaliação, orçamento, estruturação financeira e execução de empreendimentos, focados nessa administração eficiente do fluxo de caixa, inclusive mediante a utilização de operações voltadas ao desconto de recebíveis, o que proporciona maior liquidez e permite aproveitar novas oportunidades imobiliárias, maximizando e agilizando o retorno de seus investimentos. A AGRE poderá aumentar sua alavancagem financeira, diante de oportunidades concretas de investimento e após criteriosa análise do projeto e risco pela sua administração.
- Crescimento por meio de aquisições estratégicas. Em 2006, a Companhia ampliou suas atividades por meio da aquisição seletiva de negócios da FAL 2 Incorporadora em empreendimentos imobiliários. A AGRE continuará atenta para, complementarmente ao seu crescimento orgânico, aproveitar oportunidades de aquisições que permitam acelerar seu crescimento sempre que, após criteriosa análise de sua administração, essas oportunidades mostrarem-se atraentes e necessárias para continuar ampliando suas atividades e proporcionar maior retorno aos seus acionistas e colaboradores.

Alienação Fiduciária

O que é alienação fiduciária ?
É a transferência da propriedade de um bem móvel ou imóvel do devedor ao credor, para garantir o cumprimento de uma obrigação.

Como devo proceder se optar pelo financiamento direto com a incorporadora com Alienação Fiduciária?
Ao optar pelo financiamento direto com a incorporadora, você assinará um instrumento particular com força de escritura pública que terá como garantia a alienação fiduciária do seu imóvel.
Nessa operação deverá ser recolhido o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), bem como o registro do instrumento no Registro de Imóveis competente. A taxa de registro e o imposto deverão ser pagos pelo comprador. Vale lembrar que esse serviço é realizado pela empresa de assessoria imobiliária especializada.
Quando for realizado o pagamento do saldo devedor, você deverá solicitar o recibo de quitação e averbá-lo na matrícula do imóvel. Essa garantia do financiamento imobiliário está prevista no direito brasileiro, regulamentada pela Lei nº 9.514/97, e é muito utilizada no mercado imobiliário.
O não-pagamento da dívida implicará a execução, cujo trâmite está estabelecido na Lei nº 9.514/97.

Quando ocorrerá a assinatura da Alienação Fiduciária?
Após a reanálise das suas condições jurídicas e financeiras e da averbação do habite-se e especificação de condomínio no Cartório de Registro de Imóveis.

Boleto

Não recebi o boleto para pagamento, como faço?
Na área restrita de clientes, você poderá consultar e imprimir o boleto para pagamento do mês em referência, caso não esteja disponível, solicitamos que entre em contato cinco dias antes do vencimento com a Clientividade e nos encaminhe um e-mail, para que possamos orientá-lo dos procedimentos a serem tomados.

Posso pagar parte do boleto?
A AGRE não aceita pagamentos parciais, apenas nos casos de amortização parcial do saldo devedor.
Posso pagar o mesmo boleto com um mês ou mais de atraso?
Não, solicitamos que entre em contato com a área de cobrança, para que possamos orientá-lo dos procedimentos a serem tomados.

Cessão de transferência, diretos e obrigações

Quando posso revender meu imóvel?
Você pode revender seu imóvel a qualquer momento, desde que esteja com as suas prestações em dia. Para isso, deverá entrar em contato com a Clientividade.
Você deverá apresentar cópia da documentação do novo comprador para análise, conforme lhe será solicitado.
No ato da assinatura será recolhido o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para a prefeitura local, incidente sobre a cessão de direitos. O valor desse imposto varia de acordo com leis municipais, e a responsabilidade do recolhimento deve ser definida entre o cedente e o cessionário.

Meu imóvel está localizado em uma área foreira. Como devo proceder?
Em casos de imóveis localizados em uma área foreira, há uma taxa que deve ser paga, chamada Laudêmio. Trata-se de um tributo federal obrigatório, equivalente a 5% sobre o valor atualizado do bem, que será cobrado no momento da outorga da escritura definitiva.

Posso efetuar a troca do imóvel que adquiri por outro que a AGRE esteja ofertando?
A troca de unidades é uma liberalidade da empresa e só é possível durante o período de construção do seu empreendimento, ou seja, não é possível realizar troca de unidades em condomínios prontos (com habite-se), ainda que as chaves não tenham sido entregues.
Toda a solicitação deve passar pela análise da AGRE e da empresa parceira, quando houver, para aprovação. Para saber mais, entre em contato com a Clientividade.

Quero rescindir o meu contrato. O que devo fazer?
Para proceder com a solicitação é necessário verificar as condições pactuadas em contrato. Em caso de dúvida contatar o setor Financeiro.

Escritura

Qual é o processo da outorga e do registro da escritura?
Para a escritura ser outorgada e levada à registro, algumas etapas devem ter sido concluídas anteriormente: o imóvel deve estar quitado e pronto, é preciso que o habite-se esteja averbado e, no caso do Estado de São Paulo, a especificação de condomínio precisa ter sido registrada e pagamento do mútuo junto ao banco financiador, se houver e a baixa da hipoteca deve ser averbada no Cartório de Registro de Imóveis.
Embora a escritura possa ser feita em qualquer cartório de notas, a AGRE indicará alguns que já possuem os documentos do empreendimento, no intuito de facilitar o processo. Entre em contato com a Clientividade e fique sabendo qual é o cartório mais indicado para você.
A AGRE não fornece a escritura definitiva para terceiros, ou seja, ela é outorgada para o proprietário atual constante em nosso banco de dados (ou sistema). Caso o cliente esteja com sua unidade quitada e negociando seu imóvel com terceiros, poderá lavrar a escritura de compra e venda com cessão e transferência recolhendo os impostos competentes. Será cobrado um ITBI referente à cessão e outro referente à compra e venda. Para o valor do registro, se faz necessário consultar a tabela do cartório competente.

Qual é o valor da outorga e do registro da escritura?
O valor pago, entre impostos e despesas com cartórios, é de aproximadamente 4% do valor de compra e venda. Esse valor é calculado pelo cartório.

Qual a diferença entre instrumento particular e escritura pública?
O instrumento particular pode ser firmado entre as partes, com a presença de duas testemunhas, a exemplo do contrato particular de promessa de compra e venda praticada antes da quitação da dívida e para unidades em construção. A escritura pública é o documento lavrado no Tabelionato de Notas. Vale lembrar que o instrumento particular de contrato de compra e venda, de financiamento imobiliário, de alienação fiduciária em garantia e outros pactos têm força de escritura pública.

Por que registrar a escritura do imóvel?
O registro garante seus direitos perante a sociedade e o Estado. Conforme o Código Civil, a aquisição total de um imóvel depende do registro da escritura, que é a formalização da venda especificada na matrícula do imóvel, quando a titularidade do imóvel é definitivamente transferida.

Crédito

A AGRE possui serviços de uma empresa especializada em Assessoria Imobiliária?
Para que você se sinta mais seguro e tranqüilo ao cuidar dos trâmites do seu financiamento, a AGRE indica os serviços de uma empresa especializada em Assessoria Imobiliária, com experiência que o ajudará no processo de contratação do financiamento junto ao Banco. Assim você tem toda a segurança e comodidade de uma empresa atualizada com a legislação vigente.

Quais as opções para financiamento do imóvel?
A sua opção é feita no ato da compra. Você pode optar pelo financiamento direto com a Incorporadora (Alienação Fiduciária) que dependerá da tabela de vendas ou pelo financiamento bancário.

Quando se inicia o meu processo de financiamento ou repasse bancário?
Dois meses antes da expedição do Habite-se, você receberá uma carta com a indicação da Assessoria Imobiliária Especializada, que montará o seu processo e encaminhará para a análise do Banco. Isto é feito para que você seja Pré-Aprovado dentro das regras dos agentes financeiros. Caso haja alguma incompatibilidade você será contatado pela Assessoria Imobiliária Especializada.
Lembramos que para a assinatura do Contrato junto ao agente financeiro, é necessária a Averbação do Habite-se e a Especificação de Condomínio junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

O que é análise de crédito?
É a conferência dos dados digitados no seu Contrato em relação aos documentos apresentados, e a compatibilização da renda com a Unidade que está sendo adquirida para a verificação de possíveis restrições cadastrais.

Quais documentos são necessários para a minha comprovação de renda?
A relação de documentos pode variar de acordo com a sua fonte de recursos. Ou seja, há mudanças se você for assalariado, autônomo ou profissional liberal. Assim, a sua comprovação pode ser feita através de holerites, DECORE, IR, entre outros. Os documentos a serem apresentados também podem variar de acordo com a instituição financeira utilizada. A seguir você encontra uma relação padrão dos documentos, porém, no momento oportuno a assessoria especializada indicada irá informá-lo de todos os detalhes.

Documentos básicos para comprovar a sua Renda:

Se você for Assalariado:
- Cópia do último hollerite ou contracheque, caso tenha horas extras ou comissionamento – apresentar os últimos três

Se você for Sócio ou Diretor de Empresa:
- Cópia do Contrato Social e Alterações
- Declaração do contador (DECORE) acompanhado de cópia dos três últimos extratos bancários

Se você for Profissional Liberal, Autônomo ou Comissionista:
- Declaração do contador (DECORE) acompanhado de cópia dos três últimos extratos bancários

Se você for Aposentado ou Pensionista:
- Extrato trimestral do INSS

Complemento da documentação para Comprovação de Renda:
- Cópia das três últimas faturas do Cartão de Crédito
- Cópia dos três últimos comprovantes de pagamento ou recebimento de Aluguel
- Cópia completa da Declaração do Imposto de Renda no último exercício
- Cópia da Documentação Comprobatória de Bens não declarados no Imposto de Renda

O FGTS poderá ser utilizado no financiamento do imóvel?
O FGTS poderá ser utilizado para a quitação do Contrato ou para a amortização do financiamento, respeitando as regras e condições estipuladas pela Caixa Econômica Federal (CEF), principal agente das políticas públicas do governo federal. Para obter mais informações, acesse o site www.cef.com.br.
Lembramos que a CEF determina um valor máximo de avaliação para a utilização do FGTS, independente do valor de compra e venda. A CEF fará a avaliação da sua Unidade, para aprovação e a liberação de seu FGTS.

O que é Crédito Associativo?
É uma opção de financiamento, direto a pessoas físicas, para a aquisição de um imóvel na planta ou em construção. Essa linha de crédito conta com a garantia de entrega da Caixa Econômica Federal e possui algumas características que podem torná-la interessante para você.
O prazo de financiamento do imóvel pode ser de até 360 meses. É possível utilizar o saldo do FGTS para pagamento durante o período de construção, e a taxa de juros é reduzida e compatível com a renda do comprador e do preço do imóvel. Além disso, as taxas de ITBI e de registro em cartório também são reduzidas.
Os empreendimentos da AGRE ainda não estão sendo financiados por meio dessa linha de crédito.

Habite-se

O que é o Habite-se?
Habite-se é uma certidão, emitida pela prefeitura, autorizando que um imóvel recém-construído possa ser ocupado. Também pode ser chamado de auto de conclusão de obra.
Para emissão desse documento, a edificação passa por várias vistorias de regularidade, todas efetuadas por técnicos e engenheiros da prefeitura e pelo corpo de bombeiros. Nessas vistorias verifica-se se a obra foi executada conforme projeto aprovado e se atende aos diversos requisitos legais (parecer da companhia de luz, corpo de bombeiros, companhia de gás, entre outros) para a habitação. A concessão do habite-se é um dos pré-requisitos para a ocupação do imóvel.

Posso ter uma cópia deste documento?
Sim quando expedido, a AGRE pode lhe enviar uma cópia via fax, correio ou e-mail. Para isso, entre em contato com a nossa Clientividade.

Quando sair o habite-se do meu empreendimento, eu já poderei me mudar?
A entrega das chaves se dará após a liberação do habite-se e da Instalação do Condomínio, e está vinculada à assinatura do financiamento ou quitação do imóvel.

O que é Especificação de Condomínio ou Averbação do Habite-se?
Após a liberação do Habite-se é preciso aguardar a publicação deste em Diário Oficial. Em seguida é requerido junto ao INSS a CND da construção. A CND e o Habite-se são levados a registro no Cartório de Registros de Imóveis para regularizar a construção.

Hipoteca
O que é hipoteca?
É uma garantia de direito real muito usada como forma de assegurar um empréstimo por meio da disponibilidade de bens imóveis e móveis (como aviões e navios, por exemplo) até o pagamento da dívida.

Existe alguma hipoteca sobre o meu imóvel?
A existência ou não de hipoteca está determinada no seu contrato. Muitas vezes, para a AGRE obter um financiamento para a produção da obra na instituição financeira, é preciso conceder alguma garantia. Esse procedimento de conceder a hipoteca das unidades futuras até a emissão do habite-se é praticado normalmente no setor da construção civil, e também não deixa de ser uma garantia de que seu imóvel será construído e entregue.

Como posso baixar a hipoteca para registrar a escritura?
Você deverá entrar em contato com nossa Clientividade para solicitar a baixa logo após a averbação do habite-se e da especificação da matrícula individualizada.
Após a averbação do habite-se e da especificação da matrícula individualizada, a AGRE solicitará à instituição financeira o termo de cancelamento de hipoteca das unidades quitadas com recursos próprios, respeitando os prazos estabelecidos no Contrato de Compra e Venda

Instalação do condomínio

O que é um Condomínio ?
Um condomínio é formado por um grupo de pessoas que divide uma propriedade, cada um sendo dono de uma parte do todo. Por se tratar de uma vida em comunidade, é importante respeitar as regras e os procedimentos estabelecidos, mas principalmente respeitar os vizinhos e as pessoas que convivem no condomínio, lembrando que todos possuem os mesmos direitos e deveres em relação ao todo. Para auxiliar na administração do condomínio, além do corpo diretivo a ser eleito em assembleia, existirão funcionários e uma administradora, todos capacitados para orientar e zelar pelo bom convívio em sociedade.
Após a expedição do habite-se do empreendimento, ocorre a Assembléia de Instalação do Condomínio. Nessa reunião é realizada a eleição do síndico e do conselho consultivo. A equipe da AGRE, junto com a administradora do condomínio e do engenheiro da obra, acompanhará a Instalação do Condomínio e a Vistoria de toda a área comum do condomínio.

O que é Assembléia de Instalação do Condomínio?
É a primeira reunião realizada com os condôminos e a empresa indicada para administrar o condomínio, juntamente com a equipe da AGRE. Nessa assembléia, além da eleição do corpo diretivo e aprovação da previsão orçamentária inicial, será lavrada uma ata – documento este exigido para obtenção do CNPJ, que permitirá ao condomínio praticar os atos jurídicos e fiscais necessários para a sua administração.

Quando ocorre a Instalação do Condomínio?
Após a expedição do habite-se. Você receberá o edital de convocação protocolado via correio avisando o dia, horário e local da assembléia.

Não posso comparecer à Assembléia de Instalação do Condomínio. Então, o que eu devo fazer?
Você pode enviar uma pessoa da sua confiança munida de sua procuração com firma reconhecida, que deve ser apresentada no início da assembléia. Em todo caso, após a assembléia, a administradora do condomínio enviará para você uma ata com todos os tópicos discutidos e acordados na reunião. As procurações dos condôminos que assim se fizerem representar deverão estar com firma reconhecida, nos termos do § 2º, artigo 654 do Código Civil.

Qual será a administradora do condomínio? Como ela é escolhida?
Preocupada em oferecer aos nossos clientes produtos e serviços que proporcionem comodidade e bem-estar, indicamos as administradoras mais reconhecidas do mercado, com capacidade para efetuar uma administração segura e de qualidade, à altura de seu empreendimento.
Para garantir a preservação do seu patrimônio e uma correta orientação ao corpo diretivo, a administradora deverá permanecer durante o primeiro mandato. Após esse período, a administradora poderá ser trocada por meio de votação na assembléia de condomínio.

Quais as leis e normas que regem o condomínio?
Além do Novo Código Civil (Lei nº 10.406/02), em seus artigos de 1.331 a 1.358, e da Lei nº 4.591/64, em seus artigos que não foram revogados pelo Novo Código Civil, as normas gerais de cada empreendimento estão estabelecidas na Minuta de Convenção do Condomínio, que é registrada no momento da incorporação do empreendimento.
Na assembléia posterior à de Instalação, será aprovado pelos condôminos o regulamento interno, que estabelece maiores detalhes das normas do condomínio, como horários e procedimentos, entre outros.

Como é feita a entrega da área comum?
Após a Assembléia de Instalação de Condomínio, será efetuada a vistoria e a entrega de toda a área comum do condomínio, em conjunto com representantes do corpo diretivo eleito, para a verificação e registro de eventual vício aparente.

Quando começo a pagar a taxa condominial?
Você inicia o pagamento da taxa condominial de acordo com o contrato firmado no momento da compra do seu imóvel.
Nos casos de imóveis adquiridos durante o período de construção, você inicia o pagamento após a Assembléia de Instalação do Condomínio. Nos casos de imóveis prontos, ou seja, nos quais a Assembléia de Instalação já tenha sido realizada, você inicia o pagamento a partir da data de assinatura do Contrato de Compra e Venda. Em ambos os casos, o pagamento não está vinculado ao recebimento das chaves.

Manutenção

Quais as garantias da AGRE para eventuais problemas construtivos e como deverei proceder para solicitar os reparos necessários?
Conforme o Manual do Proprietário, que é entregue no ato do recebimento das chaves, os defeitos visíveis devem ser verificados no ato da vistoria de sua unidade (como defeitos de pintura, integridade de louças e metais etc.).
Para eventuais vícios ocultos decorrentes de defeitos construtivos, peças e materiais – defeitos que não podem ser detectados na vistoria – nossos clientes têm direito aos reparos e prazos estabelecidos no Manual do Proprietário. Conforme estipulado por lei, as estruturas das edificações são garantidas por cinco anos a partir do Auto de Conclusão do Imóvel.
Para solicitar manutenção, você deverá entrar em contato com a construtora do empreendimento e formalizar sua solicitação, com data, nome, nº. do contrato e telefones de contato.
Os manuais que acompanham as chaves do imóvel contêm as informações necessárias para conservação e manutenção de sua unidade. É importante ressaltar que a garantia se extingue a qualquer tempo, quando verificada modificação ou alteração das características básicas do imóvel e/ou a inobservância das recomendações constantes nestes manuais.
Contratos para aquisição de imóveis prontos, cuja garantia de cinco anos já expirou, constará nesta cláusula informando que a unidade está sendo vendida no estado em que se encontra.

Opções de plantas

O que são opções de plantas?
Em alguns empreendimentos da AGRE você tem a possibilidade de escolher a planta que melhor se adapta ao seu estilo de vida.
Assim, ao fazer a sua escolha, entre as opções oferecidas, você tem a certeza de que o seu novo imóvel terá uma distribuição de ambientes que atenderá às suas necessidades. No momento oportuno, a sua escolha poderá ser feita por meio de um documento específico que a AGRE enviará para você.
Alguns empreendimentos poderão optar por acabamentos diferenciados, oferecidos através de kit’s de personalização, com custo e execução a ser definido junto a construtora. Você será informado pela construtora sobre os valores antes de validar a sua opção.

O que é planta baixa?
É a representação gráfica da projeção horizontal de uma edificação, vista no sentido do teto para o piso, em toda a sua extensão.

O que é planta de localização?
É a representação gráfica da posição exata de um terreno, e que compreende a região onde ele está localizado, com ruas e terrenos vizinhos.

O que são opções de acabamento?
A AGRE também oferece, em alguns empreendimentos, opções de acabamento, como pisos, azulejos, louças, entre outras. Dependendo da sua escolha, a opção poderá ter um custo adicional para você. No momento oportuno, a AGRE ou a Construtora entrará em contato por meio de um comunicado para que você possa confirmar sua opção.

O que é memorial descritivo?
É um documento, assinado junto com o Contrato de Compra e Venda, que contempla todos os materiais de acabamento que serão utilizados em sua unidade, chamada de área privativa.

Patrimônio de Afetação

O que é Patrimônio de Afetação?
Significa que uma construtora ou incorporadora pode lançar, por exemplo, um prédio de 50 apartamentos, e submeter a contabilidade ao banco que a financiou (se houve financiamento) e a uma comissão de representantes dos adquirentes das unidades imobiliárias. Todo dinheiro que entra só pode ser utilizado no próprio empreendimento.
De cada parcela paga, na venda de uma unidade, a incorporadora recolhe 7% do valor recebido à Receita Federal e, com isso, fica em dia com o fisco. Este recolhimento pode ser fiscalizado pela comissão de representantes dos compradores, que também pode checar se os empregados e fornecedores estão sendo pagos regularmente e se as obrigações foram devidamente recolhidas.
O empreendimento é, assim, "afetado", ou seja, separado, blindado, dos demais bens e obrigações da construtora. Se esta falir, ou se a obra estacionar por período indesejável, a comissão de representantes recebe para si o "patrimônio afetado", com todos os seus bens, depósitos bancários e valores a receber. Pode assim continuar a obra, contratando outra empresa.

Parcelas,Valores,Pagamentos

Como faço para efetuar pagamentos?
A AGRE lhe enviará os boletos de pagamento pelo correio com antecedência às datas de vencimento. Se por qualquer razão você não recebê-los, não se preocupe. Entre em contato com a Clientividade. Um dos nossos profissionais irá emitir um novo boleto para você e orientá-lo sobre como fazer o pagamento com toda segurança e garantia. Você também pode acessar o Portal da Clientividade, área exclusiva e segura no site da AGRE, em que é possível consultar e imprimir o boleto para pagamento do mês em referência.

Posso antecipar parcelas ou valores do meu contrato?
Sim, quando tiver interesse em antecipar pagamentos, entre em contato com a Clientividade para que você seja orientado sobre como proceder.

Qual o prazo para validar ou confirmar uma parcela que paguei?
A parcela paga por meio de boleto bancário pode levar até cinco dias úteis para ser baixada em sistema. Caso não ocorra nesse prazo, solicitamos que entre em contato com a Clientividade para regularização.

Como é reajustado o meu contrato?
Para os empreendimentos do município de São Paulo, o saldo devedor em aberto é corrigido mensal e cumulativamente pelo Índice Nacional de Custo da Construção Civil do Mercado (INCC), até a emissão do habite-se. Após o habite-se, todo o saldo em aberto será corrigido pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), somado aos juros financeiros de 12% ao ano até a quitação do saldo total, conforme contratado.
A forma de cálculo da correção monetária é feita com base na variação ocorrida entre o índice de dois meses anteriores a data de assinatura do contrato, a dois meses anteriores a data do efetivo pagamento.

Como faço para saber os valores dos índices praticados?
Os índices adotados são divulgados nos jornais de grande circulação. Para maior agilidade, a dica é consultá-los no site da Fundação Getúlio Vargas: www.fgv.br.

Esta correção é legal?
Sim, está prevista na lei 10.931/94 a cobrança de correção monetária para contratos imobiliários, dentre outros dispositivos legais

O meu saldo devedor sempre aumentará?
O aumento ocorrerá sempre que houver variação positiva do índice de correção adotado. Caso essa variação seja negativa, o seu saldo devedor diminuirá na mesma proporção.

Relacionamento

O que é Visita à Obra?
A AGRE mantém um programa chamado Visita à Obra. Por meio dele você acompanhará pessoalmente a construção do seu empreendimento, junto com a equipe de engenharia e da Clientividade. Durante a visita, você poderá conferir a qualidade da construção e esclarecer suas dúvidas.

Quando posso visitar a obra do meu empreendimento?
O departamento de Clientividade enviará no momento oportuno um convite para você informando o período disponível para a sua visita.

Durante a Visita à Obra eu poderei ir à minha unidade?
O dia da Visita à Obra foi criado para que você veja de perto a construção do seu empreendimento como um todo. No período reservado para a visita, pode ocorrer que algumas unidades não estejam prontas ou não possuam acesso seguro para uma visitação, por isso a AGRE determina quais unidades estarão disponíveis para visita.

O que é o Dia da Medida?
O Dia da Medida é uma data reservada especialmente para a medição da sua unidade. Você poderá levar seus fornecedores até a obra para, juntos, medirem todos os ambientes. Assim vocês poderão marcar exatamente a altura e o comprimento de cada parede e verificar se há outros fatores que devam ser considerados no projeto de decoração.

O que preciso fazer para agendar o Dia da Medida?
Você receberá um comunicado sobre o período destinado ao Dia da Medida da sua unidade. Com esse comunicado em mãos, você deverá ligar para a nossa Clientividade ou empresa terceirizada e agendar a data e hora mais conveniente.

Quanto tempo posso permanecer na minha unidade?
O tempo disponível para você e seus fornecedores realizarem as medidas é de uma hora. Esse tempo foi calculado para que seja possível atender todos os futuros moradores de uma maneira tranquila e ordenada, sem influência no cronograma do empreendimento. Por isso, o tempo foi dividido entre todos os condôminos.

O que faço se precisar de mais tempo?
Se houver alguma necessidade específica ou precisar de mais tempo, avise a Clientividade ou a empresa terceirizada no momento do agendamento. Iremos analisar sua solicitação e encontrar a melhor solução para você.
Securitização

O que é securitização?
É a conversão de créditos futuros e outros ativos em títulos, para que estes possam ser vendidos a investidores. Esse termo baseia-se na palavra securities, que no idioma inglês significa segurança, garantia, dar fiança.
Em caso de securitização, as condições pactuadas no contrato original serão mantidas, ou seja, seu contrato não terá nenhuma modificação. Entretanto, a partir da securitização, quem receberá os pagamentos será a empresa securitizadora.
A incorporadora ou banco que concedeu o empréstimo vende os títulos ou ativos a uma empresa securitizadora. Com garantia nesse crédito, a securitizadora emite Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), ou simplesmente recebíveis, postos à venda para investidores.
A securitização do crédito imobiliário pode ser feita quando a instituição financeira ou incorporadora o concedeu, de acordo com a Lei nº 9.514/97.
Recebi uma carta da AGRE comunicando que, de agora em diante, os meus pagamentos deverão ser efetuados para outra empresa. Por quê?Observar contrato
A AGRE realiza a operação de securitização de recebíveis, conforme previsto no contrato de compra e venda firmado. Com esse processo, não haverá nenhuma alteração contratual e serviços prestados pela Clientividade. A única mudança é que você passará a pagar suas parcelas mensalmente para essa empresa, e não mais para a AGRE. A AGRE realiza a operação de securitização recebendo o valor da dívida do cliente, o que propicia investimentos em novos projetos.

Serasa

Recebi um comunicado de que meu nome está sendo encaminhado ao SERASA. Por quê?
A razão de seu nome estar sendo incluído no SERASA é porque você está com uma parcela atrasada a mais de 30 dias, porém, tem 10 dias corridos da data da postagem para regularizar esta pendência.

A partir do momento em que eu pagar parcelas em atraso, quanto tempo leva para meu nome sair do SERASA?
Em torno de 5 dias úteis.

Vistoria

O que é Vistoria?
É o momento que você tem para conferir como ficou a sua unidade e se todas as instalações e acabamentos estão funcionando corretamente. Durante a Vistoria, um engenheiro o acompanhará certificando-se de que tudo estará de acordo com suas expectativas.

Quando poderei vistoriar a minha unidade?
Você será comunicado sobre o período disponível para a Vistoria da sua unidade e assim agendar, na Clientividade ou empresa terceirizada, a data e o horário mais conveniente. Vale lembrar que a Vistoria é agendada no período próximo à data do habite-se, variando de empreendimento para empreendimento.

E se durante a Vistoria eu identificar algum problema?
Você preencherá uma Lista de Vistoria com a relação de itens a serem conferidos na companhia do engenheiro. Todos os apontamentos levantados serão regularizados e você será chamado para fazer uma nova Vistoria.

Em que horário eu posso vistoriar a minha unidade?
Normalmente, a Vistoria é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento prévio na nossa Clientividade ou empresa terceirizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao fazer comentário clique na opção conta do google ou anônimo para realizar o comentário