Para conter o forte avanço dos preços dos imóveis, o governo federal vai lançar um indicador para monitorar os preços dos imóveis no Brasil. O acompanhamento será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
Só no Rio de Janeiro, as altas nos preços dos imóveis chegam a 81% este ano, de acordo com dados da Secovi-Rio. Seis dos 18 bairros pesquisados registraram aumentos acima de 40% só neste ano.
Os cuidados estão sendo tomados com base na recente experiência de bolha imobiliária nos Estados Unidos, onde os juros baixos valorizaram os imóveis e, quando subiram, a inadimplência começou a se elevar.
De acordo com matéria publicada no "O Globo", o governo brasileiro diz ter boas regras prudenciais. Mas, de qualquer forma, é necessário criar mais mecanismos de financiamento.
Em entrevista ao jornal, o vice-presidente do Secovi-Rio, Manoel Maia, disse ver o novo índice com um pouco de descrença. Apesar da própria instituição também elaborar esse tipo de levantamento, Maia tem receio de que os indicadores produzidos pelo governo não acompanhem a rápida realidade do mercado.
Com informações do jornal "O Globo".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao fazer comentário clique na opção conta do google ou anônimo para realizar o comentário