Quase 40% da população de classe C no país pretende comprar um imóvel nos próximos meses, segundo o estudo "Classe C Urbana do Brasil: Somos iguais, Somos Diferentes", divulgado nesta terça-feira pelo Ibope. São cerca de 37 milhões de pessoas, entre os quase 100 milhões de indivíduos que fazem parte dessa fatia da sociedade.
Outros cerca de 9,5% pretendem ainda comprar um automóvel nos próximos 12 meses, novo ou usado. "Esse é um mercado cuja demanda reprimida é altíssima, capaz de fazer crescer consistentemente a indústria automobilística por um bom tempo", de acordo com a apresentação do estudo do Ibope.
O instituto entrevistou cerca de 20 mil pessoas com um questionário composto por aproximadamente 1.000 perguntas.
A pesquisa aponta ainda que mais da metade da população da classe C gostaria de guardar dinheiro, mas considera isso difícil. O Ibope mostra ainda que 39% declararam não saber nada sobre investimentos e finanças, enquanto 61% não gostam de ter dívidas. "Entretanto, uma parcela acima da média nacional afirma ter tendência a gastar dinheiro sem pensar", segundo o Ibope.
Em relação ao cartão de crédito, o acesso ao meio de pagamento vem crescendo ao longo dos anos. Em 2005, 45%
PERFIL
A classe C concentra-se entre as faixas com renda de R$ 600 a R$ 2.099. Dos quase 100 milhões de integrantes da classe C no Brasil, 32 milhões têm idade entre 12 e 64 anos
Essa população quer "produtos que considerem seus valores e princípios, seu estilo de vida e suas atitudes", segundo o Ibope.
O levantamento mostra também que essa fatia da sociedade é composta em sua maioria por negros (exceto no Sul). Em Salvador, 41% da população da classe C é negra. Em Brasília, são 22%.
Fonte Folha.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ao fazer comentário clique na opção conta do google ou anônimo para realizar o comentário