segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lançado edital para implantação da Linha 17 do Metrô

Com 18 quilômetros de extensão, ramal que interligará as estações Jabaquara, São Paulo/Morumbi e Aeroporto será em monotrilho.

30/09/10, São Paulo, SP - Nesta quinta-feira, o governo do Estado lançou o edital de concorrência para a implantação da Linha 17-Ouro, a ser operada por meio de Metrô Leve, elevado. O novo ramal ligará a estação Jabaquara (Linha 1-Azul), o Aeroporto de Congonhas e a estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela). A empresa vencedora será responsável pela implantação da linha, fornecimento da frota de 24 trens e sistemas correlatos.

A modalidade da licitação é pelo menor preço e o contrato terá 42 meses de vigência, a partir da assinatura. O edital estará disponível por 45 dias, a partir de sua publicação. As propostas devem ser abertas no dia 18 de novembro.

A Linha 17-Ouro do Metropolitano de Ssão Paulo terá 18 quilômetros de extensão, com 19 estações: Jabaquara; Hospital Sabóia; Cidade Leonor; Vila Babilônia; Vila Paulista; Jardim Aeroporto; Congonhas; Brooklin Paulista; Vereador José Diniz; Água Espraiada; Vila Cordeiro; Chucri Zaidan; Morumbi; Granja Julieta; Panambi; Paraisópolis; Américo Mourano; Estádio Morumbi; São Paulo-Morumbi. A previsão é que 230 mil pessoas sejam atendidas diariamente.

O novo ramal do Metrô da cidade de São Paulo seguirá o traçado das avenidas Roberto Marinho, Nações Unidas, Perimetral e João Jorge Saad, entre outras. Haverá conexão com o sistema metroferroviário nas estações Jabaquara (Linha 1-Azul) e Morumbi da Companhia paulista de Trens Metropolitanaos (CptmLinha 9-Esmeralda); e nas futuras estações Água Espraiada (Linha 5-Lilás) e São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela).

O governo do Estado informa que o Metrô Leve é uma tecnologia pioneira no Brasil, já em implantação pelo Metrô de São Paulo no prolongamento da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Cidade Tiradentes), cujo contrato da obra foi assinado na última segunda-feira (27, setembro, 2010).

Também, o governo paulista argumenta que, “a ser construído em elevado, o Metrô Leve evitará muitas desapropriações, tornando a implantação do projeto mais rápida e econômica. Além disso, por estar inserido no eixo das avenidas, já que a via é totalmente segregada, não provocará interferência no sistema viário”. Informa ainda o Palácio dos Bandeirantes que “o Metrô Leve é amigável ao meio ambiente, pois não emite gases e tem baixo nível de ruído. Neste sistema de transporte, a composição funciona com tração elétrica e corre sobre pneus em uma viga, circulando em via elevada”, e acrescenta: “A implantação da Linha 17 também conta com projeto paisagístico, com árvores nativas plantadas na via por onde correrá os trens, formando corredores verdes ao longo do percurso, valorizando essas áreas”.

portal R7

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