sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Preços dos imóveis na China tem o primeiro aumento desde maio

Danielle Chaves, da Agência Estado
XANGAI - Os preços e as vendas dos imóveis na China se recuperaram em setembro, depois de um período de quatro meses de fraqueza provocada por medidas do governo. Dados oficiais divulgados nesta sexta-feira destacaram as contínuas dificuldades que o governo chinês está enfrentando para estabilizar o fortalecimento do mercado imobiliário do país.

O índice nacional de preços dos imóveis da China, que engloba 70 grandes e médias cidades, subiu 0,5% em setembro ante agosto, de acordo com o Birô Nacional de Estatísticas, marcando o primeiro aumento em termos mensais desde maio. Em comparação com setembro do ano passado, o índice aumentou 9,1%, em seguida ao ganho de 8,3% de agosto.

As vendas de imóveis nacionais medidas pela área do terreno subiu 16,6% em setembro ante setembro de 2009, depois da queda anual de 10,1% em agosto. Esse foi o primeiro aumento desde abril, quando houve crescimento de 27%.

O retorno do sentimento altista para o mercado em setembro foi aparentemente o estímulo para outra rodada de aperto nas políticas do governo anunciadas no fim daquele mês. As novas medidas se somaram às anunciadas em abril, que haviam tido pouco sucesso em limitar a especulação e tornar as moradias mais baratas.

Analistas esperam que os movimentos mais recentes do governo ajudem a esfriar as atividades do mercado imobiliário chinês nos próximos meses, mas muitos acreditam que os preços vão permanecer estáveis ou cair apenas levemente, já que os motores fundamentais do boom imobiliário da China não foram muito afetados.

O governo chinês reagiu no fim de setembro ao ordenar que os bancos interrompessem os empréstimos para compra da terceira moradia e de moradias subsequentes e ao elevar as exigências de pagamentos iniciais para todas as compras de casas a no mínimo 30% do valor total, de cerca de 20% anteriormente. As medidas anunciadas em abril incluíram a elevação a 30% do pagamento inicial para compra de casas com mais de 90 metros quadrados. As informações são da Dow Jones.



nenhum comentário para este postseja o primeiro a comentar

ler todos os comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao fazer comentário clique na opção conta do google ou anônimo para realizar o comentário