Mercado contrata empresa de gestão para cuidar do andamento do condomínio
Do R7.
Pacote de serviços inclui cuidados com rede elétrica e hidráulica, o que significa economia nas contas no fim do mês, explica o presidente da Abrafac
.As construtoras inovam cada vez mais para conquistar novos clientes. A mais nova aposta do mercado imobiliário é contratar empresas de gestão de facilidades para agilizar e padronizar os serviços ligados a infraestrutura, como segurança, limpeza e portaria.
O serviço funciona assim: o condomínio contrata uma empresa de gestão de facilidades, com contratos cuja validade varia de 24 a 36 meses. Existe a possibilidade de renovação.
Por outro lado, o comprador leva com o imóvel uma espécie de selo que confere a prestação adequada dos serviços essenciais do prédio – o que valoriza o imóvel em uma possível negociação futura.
O pacote de facilidades inclui tudo o que está relacionado com o funcionamento correto do prédio e o que se oferece para a empresa (ou condomínio), explica o presidente da Abrafac (Associação Brasileira de Facilities), Francisco Abrantes, que esteve nesta terça-feira (24) na redação do R7.
- Você tem dentro de um prédio várias disciplinas: civil, hidráulica, elétrica, ar condicionado, entre outras. Isso tudo tem que estar adequado. Há serviços também relacionados àquela atividade: expedição, limpeza, segurança, arquivo morto, áreas de compras, restaurantes, lanchonete, recepção. Todas essas áreas fazem parte desse grande macro-sistema que é o facilities management [gestão de facilidades, em português]. A metodologia de gestão alavanca a qualidade e tende a tende a reduzir custos.
A prática, que é um apelo para ampliar as vendas, já dá resultados positivos. Esse setor já movimenta R$ 9 bilhões por ano no Brasil, segundo Abrantes. Ele explica que o preço desse pacote de serviços para condomínios residenciais ou comerciais varia de acordo com o padrão do empreendimento.
- Geralmente, a gestão se paga porque as economias geradas são grandes. Há muito desperdício de água, de energia elétrica, entre outros. Com uma gestão que olhe para esses subsistemas, com o uso adequado, isso tudo gera muita economia.
O objetivo do facilities management, que implanta o pacote de serviços nos condomínios, é reduzir os custos operacionais, sobretudo quando uma empresa contrata uma outra corporação para realizar o trabalho, resume Abrantes.
- O que a gente vem pregando é uma terceirização que vise a qualidade do serviço: a maximização, a otimização e a potencialização de todos os recursos internos. Ou seja, fazer mais com menos.